domingo, 8 de maio de 2011

Mãe, só Uma!!!

Meu irmão dizia que "mãe é só uma, e basta!!!"

*
Dizia isto brincando, pois as mães em geral tomam conta "demais" dos filhos, tentando protege-los, vendo se estão agasalhados, com chinelo, se alimentando bem... e todas as "coisas próprias das mães"...

*
Muitas vezes até teem razão, pois elas acabam por sufocar os filhos, não os deixando crescer; e a cada época da vida, deve-se ter um cuidado diferente, deixando-os crescer e assumir as suas próprias vidas, seus erros e acertos...

*
Mas quem é mãe sabe que não é fácil deixar o filho "bater a cabeça" para que aprenda... Mas é um "mal" necessário!!! Claro que a cada idade, uma responsabilidade!!!

*
Mas hoje eu quero mesmo é falar um pouco da minha mãe, Nilza, que tem 88 anos e ainda continua a se tornar presente na vida de seus filhos, se eles assim o deixarem e quiserem. Ela é bastante calada e acabamos não saber muito da sua vida interior, seus anseios, suas mazelas... Mas ela tem uma qualidade que todas as noras sempre admiraram: não dá palpite na vida dos filhos e da sua nova família, a não ser que o peçam. E sempre consolou as noras quando passavam por problemas com o seu casamento ou com seus filhos, dizendo que isto era "só uma fase!". Minha cunhada dizia, rindo, que ela não falava, para não desanima-las, que depois desta fase vinha uma "outra fase"...
Pura sabedoria de uma mãe já experiente, com 8 filhos no seu currículo pessoal!!!

*
Como hoje é comemorado o Dia das Mães, quero agradecer à minha mãe pelo seu cuidado conosco, todos os 8 filhos, pois demos muiiiito trabalho para ela; uns mais, outros menos... Mas ela, como uma mãe batalhadora, ia à luta com seu marido, para que pudéssemos ter o sustento e conforto necessários. Muitas vezes não estava presente nas nossas vidas corriqueiras do dia a dia, pois estava batalhando pela sua prole. E chegava cansada, depois da jornada dupla, para descansar, depois de dar conta da nossa casa, das urgências que se faziam presentes constantemente...

Era uma mulher moderna numa época em que as mulheres ficavam em casa para cuidar dos filhos...

Com seu jeito calmo, nunca a vi gritar com quem quer que fosse, nem brigar com seu esposo, muito menos descontar em nós as mazelas diárias do seu serviço, suas frustrações, seus "senões".

E já era comedida, tanto em palavras, quanto em ações, já que cresceu em uma família onde seu pai era bastante severo e comedido em suas demonstrações de amor, fazendo até correção do Português em suas cartas semanais, quando estava estudando em um colégio interno, devolvendo-as para que ela melhorasse o seu vernáculo (!!!)

*
Enfim, agradeço pelo seu exemplo de coragem, de dedicação, de vida, de honestidade e de princípios cristãos, e pela sua existência, que ainda hoje nos proporciona a sua companhia, além do seu amor singelo, e pelas suas contantes orações, tanto por mim, quanto pelos meus filhos, já que é uma verdadeira "Mãe de Oração"!!!

*
Que Deus a proteja e a abençoe, cuidando da sua saúde, seus anseios e da sua vida!!!


Mãe: Feliz Dia das Mães!!!
***************************************************************************

Obs: Escrito no ano passado, mas continua valendo!!!

9 comentários:

renato disse...

Oi, Carmencita!

Abençoada Mãe que nos fez sorrir quando estavamos tristes, que nos cuidou com o amor e com o carinho que só a Mãe o sabe fazer. É por isto e muito mais que "Mãe há só uma"!

Um beijinho para as Mães!

Renato

anjo só disse...

feliz dia das mães a você e D.nilza, ( atrasado mais vale), mãe natural é só uma, mais tem muitas mães que entregam seus filhos a outras e essas sim é que serão as mães pelo resto da vida.

bjs

neli araujo disse...

Oi, Carminha!

Antes de mais nada, desejo um Feliz Dia das Mães, Carminha!

Gostei muito de ler sobre a sua mãe! Que bela homenagem, amiga!

O meu cunhado dizia: "Mãe só uma, porque duas ninguém agüenta!", mas a minha mãe é do bem, assim como a D. Nilza também deve ser!


beijoca carinhosa,

neli

carmen disse...

Renato:

Obrigada, meu dia das mães foi tranquilo, fiquei com minha mãe e filhos... Valeu!!!

bjs

carmen disse...

Anjo solitário:

Sei bem disto, amigo, afinal agora tenho uma filhota de 12 anos que já está comigo há 7 meses e creio que nos sentimos ambas mãe e filha!!!

carmen disse...

Neli:

É bem por aí...rs. Meu irmão dizia:-"mãe, uma só! E chega!!!"

Um beijão para você, amiga

Inté...

Viviana disse...

Querida Carmen

Gostei muito de ler este seu texto acerca da sua mãe.
Parabéns, amiga.
É uma benção sem medida ter uma mãe crente e temente a Deus.

Desejo que o Deus de amor a abençoe e lhe conceda muitas alegrias, por muitos anos, ainda.

O meu grande abraço

viviana

carmen disse...

Viviane,

ando sem condições de acessar o computador, porisso recoloquei o post do ano passado...

Mas acho que dá para ler mais de uma vez, pois não se esgota assim tão rápido... rssss

Mas você tem razão em falar que ter uma mãe ainda conosco, e "mãe de oração", é uma dádiva de Deus que temos que saber dar o devido valor!!!

bjs, querida, espero que tenha tido um ótimo dia das mães!!!

neli araujo disse...

\Nooooossa, Carminha!

Agora achei que estava com aquela doença do alemão... não me lembrava deste post, e muito menos de tê-lo comentado, hehehe

Só então vi que a primeira postagem foi em 2010. Ufa! Que alívio, hehehe De verdade!!!! Ando um pouco esquecidinha...mas deste tanto, nem tanto, hehehe

Beijos, amiga!

neli